Publicidade e Marketing Responsável

Publicidade e Marketing Responsável

Nos dias correntes, a publicidade e o marketing apresentam uma forte presença na sociedade, quer no plano físico quer no online, através de diversos recursos. Tendo em conta que têm os poderes da exposição e do possível controlo da perceção pública, a publicidade e o marketing desempenham um papel crucial e deve haver uma regulamentação adequada num caminho de responsabilidade, ética e segurança.
Publicidade e Marketing Responsável

Em vez de romantizar o jogo e uma obtenção rápida, fácil e divertida de dinheiro/êxito social por intermédio de uma promoção excessiva que explore as vulnerabilidades e meios de adesão, estes instrumentos devem proteger os jovens adultos, menores e qualquer outro grupo de risco, consciencializar a população dos maiores perigos, comunicar integramente e garantir assim uma atividade lúdica segura.

Como nem sempre acontece, observou-se críticas e cada vez mais debates em torno da publicidade e, por conseguinte, abordagens a serem adotadas para uma prática mais responsável. Segue em baixo algumas.

É verdade que a publicidade e o marketing partilham o objetivo de captar e levar a maior quantidade de indivíduos possível para um determinado produto ou serviço.

No entanto, falando de uma indústria que pode levar ao vício e ruína dos consumidores, é indispensável que haja transparência sobre os riscos associados e informações necessárias (regras e funcionamento, oportunidades de ganho, propósito e outras indicações importantes) para uma decisão mais sensata e racional.

No fundo, uma consciencialização da sociedade à volta deste tema mais sensível, sendo idealizado a promoção do jogo responsável e acesso, em caso de necessidade, de estratégias para prevenir e remediar certos comportamentos, bem como recursos disponibilizados para a ajuda dos jogadores.

Além do básico, presente no Código da Publicidade, como por exemplo não encorajar práticas excessivas, iludir o apostador a nível material, utilizar menores como intervenientes da mensagem e, claro, uma publicidade direcionada a menores, sobretudo dentro de infraestruturas que frequentam (como escolas) e a 250 metros das mesmas, há várias outras estratégias para desenvolver uma publicidade e um marketing mais apropriado e focado no jogo responsável. Ora ficamos mais umas quantas.

A substituição de uma linguagem negativa por uma mais eficiente, a consolidação das regras à volta da publicidade, controlo mais rigoroso nos anúncios em certos horários e canais (restringindo publicidade especialmente direcionada a grupos vulneráveis, como menores ou pessoais que tenham problemas de jogo), o cumprimento dos princípio da conduta ética (regras gerais), obtenção de certificados acerca da relação entre a responsabilidade e os jogos de apostas no sentido de auferir mais credibilidade a novos utilizadores, o incentivo à gestão e limites de valores a serem gastos, bem como a hipótese de auto-exclusão, se os jogadores sentirem que estão a desenvolver maiores problemas.

Um espaço que merece também especial atenção e cuidado é a internet, devido à facilidade de acesso dos menores, que navegam assiduamente e são expostos diariamente a uma grande quantidade de produtos e serviços.

É, portanto, fundamental a publicidade consciente e regulada no online.Além disso, as empresas de jogos e azar, além de evidentemente definirem melhores planos de comunicação e campanhas de marketing superiores a nível ético, devem avaliar frequentemente o impacto das suas iniciativas, olhar para os resultados e tomar decisões. Sempre em prole da segurança e de reduzir maximamente possíveis consequências negativas.

O manuseamento da inteligência artificial e a tecnologia podem ajudar a encontrar formas inovadoras de impulsionar uma publicidade e marketing responsável, tal como a colaboração com organizações de saúde mental para poder criar melhores campanhas ou entre cooperação internacional entre vários países de forma a discutir e avaliar políticas e partilhar estratégias, dados e recursos.

Mário Cagica

Podcast Jogo Responsável

Oiça o nosso podcast semanal dirigido por Mário Cagica e fique por dentro de todas as boa práticas para um Jogo Responsável, não se esqueça, é preciso SABER JOGAR.

Ouvir episódios
EP.12 Filipe Cruz

EP.12
Ricardo Saraiva

Neste episódio, Ricardo Saraiva, CEO da GTZ Esports, partilha a história por detrás deste projeto e os pilares que sustentam a sua visão

Ouvir
EP.11 Filipe Cruz

EP.11
Filipe Cruz

Neste episódio, André Silva, CEO da KissMyScore, conta como transformou uma ideia numa app de sucesso para fãs de futebol. Falamos do seu caminho até aqui.

Ouvir
EP.10 Filipe Cruz

EP.10
Filipe Cruz

Neste episódio, Filipe Cruz partilha a sua história, a sua evolução e aprendizagens entre as duas realidades do jogo, até encontrar um caminho mais seguro e responsável

Ouvir
EP.09 Ailton Pereira

EP.09
Ailton Pereira

Neste episódio, Ailton Pereira responde à grande questão: apostar simples ou multiplicar riscos? Vantagens, riscos e erros de cada aposta

Ouvir
EP.08 Ailton Pereira

EP.08
Ailton Pereira

Neste episódio, Ailton Pereira explica-nos o terror de uma Bad Run: como reconhecer e conseguir sair desta?

Ouvir
EP.07  Telma Marques

EP.07
Telma Marques

Neste episódio, Telma Marques, Head of Marketing da Solverde.pt, revela-nos tudo sobre a evolução digital na casa das apostas.

Ouvir
EP.06 Ailton Pereira

EP.06
Ailton Pereira

Neste episódio, Ailton Pereira explica-nos quais as melhores estratégias a adotar para apostar no decorrer do jogo

Ouvir
EP.05 Ailton Pereira

EP.05
Ailton Pereira

Neste episódio, Ailton Pereira desmistifica conceitos: O que é uma odd? Como se medem probabilidades neste mercado?

Ouvir
EP.04 Bernardo Neves

EP.04
Bernardo Neves

Neste episódio, Bernardo Neves fala do seu percurso na Associação Portuguesa de Apostas e Jogos Online e a importância do jogo responsável

Ouvir
EP.03 Ailton Pereira

EP.03
Ailton Pereira

Neste episódio, Ailton Pereira explica como fazer boas apostas online, os motivos que nos levam a apostar e tudo o que se deve, ou não, fazer

Ouvir
EP.02 Ailton Pereira

EP.02
Ailton Pereira

Neste episódio, Ailton Pereira fala sobre o que é ser um tipster e o seu papel neste mundo das apostas


Ouvir
EP.01 João Paulo Meireles

EP.01
João Paulo Meireles

Neste episódio, João Paulo Meireles explica o que é jogar com responsabilidade e os desafios que isso adverte

Ouvir

Newsletter

Registe-se na newsletter e esteja a par das novidades!