Nos dias de hoje, os jogos de sorte e azar podem resultar em graves consequências a nível social, financeiro e pessoal, afetando muitas vezes a saúde mental.
Seguindo esta lógica, é crucial proporcionar ao jogador um conjunto de serviços de aconselhamento e ajuda com o intuito de melhorar a situação e promover o seu bem-estar.
Ainda assim, é importante ter em conta a personalidade do indivíduo, a sua recetividade em ser ajudado, motivação e recursos disponibilizados para travar o progresso do problema.
Aqui ficam vários serviços à disposição do jogador.
Educar e consciencializar a sociedade dos vários riscos associados aos jogos de apostas é vital a diversos níveis.
Não só oferece conhecimento para garantir uma prática mais responsável e segura de forma a prevenir situações problemáticas, como também podem servir de apoio ao jogador para responder a certas dúvidas e disponibilizar meios de ajuda.
Assim são importantes os programas de prevenção e intervenção precoce em espaços físicos (escolas, universidades, casinos, salas de apostas, etc.) e online; palestras, iniciativas e campanhas de sensibilização e de rastreio (para identificar e ajudar), bem como novos projetos correlacionados.
Recomenda-se também a colaboração dos familiares, cônjuge, amigos ou outros entes próximos, sustentando uma rede de apoio importante através de conversas tranquilas, intervenções breves, assistência e acompanhamento ao longo do tempo.
Há vários meios para assistir às necessidades do jogador, que pode estar a desenvolver comportamentos aditivos ou mesmo dependência, desde os mais abrangentes aos mais específicos: ir ao psicólogo; encontrar grupos de apoio presencial ou online; aceder a clínicas de reabilitação ou outros profissionais especializados no tratamento destas situações; fóruns online como um espaço de partilha entre jogadores e obtenção de indicações pertinentes de pessoas qualificadas; ligar para linhas diretas que são exclusivamente dedicadas, por conselheiros treinados, a ajudar pessoas com problemas de jogo (como por exemplo, a Linha Vida 1414 ou a Linha Ajuda).
Os jogadores podiam também beneficiar de serviços de aconselhamento online (chats ao vivo ou videochamadas) por intermédio de um formato acessível e anónimo que atravesse barreiras do tempo (suporte a qualquer momento) e da física (suporte a partir de qualquer lugar); do desenvolvimento acrescido de parcerias entre programas de apoio aos jogadores e clínicas de saúde mental/profissionais especializados, bem como uma maior formação de profissionais com foque nos problemas de jogo, garantindo uma melhor qualidade de resposta e ajuda.
Além disso, é fundamental que os jogadores tenham serviços de suporte e aconselhamento acessíveis e inclusivos a todos, abstraindo-se de questões como idade, género e nacionalidade e sendo adequados à situação financeira do indivíduo.
Sugere-se também um investimento em pesquisa que explore os problemas de jogo, desafios associados, estratégias de prevenção e intervenção e (sobretudo, neste tema) os recursos de suporte e aconselhamento competentes e eficazes, consoante o indivíduo em questão e a gravidade da situação.
Com o objetivo de ajudar os jogadores, pensar e criar planos e concretizar novos projetos de suporte e aconselhamento, é fundamental ainda a colaboração regular e próxima entre as empresas de jogos de sorte e azar, clínicas e profissionais de saúdes, governos, ONG´s e outros países, além de qualquer outra entidade que se proponha a combater este problema.